É a área da medicina responsável pelas patologias do coração. O Cardiologista é o médico que faz o diagnóstico e tratamento das doenças do coração e também do sistema circulatório. Além de tratar doenças como hipertensão, AVC e Arritmia, o Cardiologista deve ser procurado para uma orientação preventiva.
É o tratamento das glândulas e disfunções dos hormônios. A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas. Sendo eles: Diabetes, tireoide, Excesso de pelo, Crescimento, menopausa, andropausa, obesidade, Osteoporose e ovário policístico.
É a parte da medicina que estuda e trata o ser em desenvolvimento, as crianças.
A pediatria é referida não somente sobre a gestão imediata da criança doente mas igualmente de efeitos a longo prazo na qualidade de vida, de inabilidade e de sobrevivência. Incluem a prevenção e seguintes tratamentos:
É o estudo do sistema reprodutor feminino, acompanham o desenvolvimento do corpo de uma mulher desde sua fase jovem, até a terceira idade. Realiza o acompanhamento e tratamento na gestação e parto.
Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.
Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
É a área que engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades. Tem uma visão global do corpo humano e por isso está capacitado para realizar diversos diagnósticos e solucionar boa parte das queixas, e, quando necessário, encaminhar para o especialista mais indicado.
O Dermatologista é o médico que faz diagnóstico e tratamento das doenças da pele, como acne, dermatite, micose e psoríase.
É a parte da medicina que estuda e trata o sistema nervoso. Essa é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, assim como tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões ráqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica.
O médico nutrólogo é um profissional formado em medicina com especialização em nutrição, sendo responsável pelo diagnóstico de doenças e com a propriedade de prescrever remédios para o tratamento. Estuda os efeitos que os alimentos produzem em nosso organismo e é capaz de prescrever dietas para suprir as necessidades de nutrientes de cada indivíduo.
O Oftalmologista é o médico que acompanha as doenças relacionadas com os olhos (catarata, glaucoma, entre outras) e com a visão (como miopia, astigmatismo e vista cansada).
É a parte da medicina que estuda e trata as doenças do sistema locomotor e as fraturas, realiza o diagnóstico e tratamento de lesões nos músculos e ossos.
É a parte da medicina que estuda e trata as doenças da ouvido, nariz, garganta, seios paranasais, faringe e laringe.